Mapeamento de Competências: Como Aumentar seus Resultados

COMO O MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS PODE AUMENTAR SEUS RESULTADOS

aumentar-seus-resultados

Como alcançar as competências e habilidades necessárias para alta “performance” e aumentar os meus resultados? Tal questionamento assola os pensamentos daqueles que estão no mundo corporativo. Neste momento em que muitas empresas objetivam diminuição de custos e grandes cortes estão sendo realizados, muitos sofrem por não saber as atitudes necessárias para dobrar ou triplicar os seus resultados e obter uma posição de destaque em seu mercado.

Assim como muitos profissionais buscam atingir um perfil ideal, as empresas também se perguntam: Como atingir os objetivos da minha corporação? Como otimizar os trabalhos e setores? Como https://www.viagrasansordonnancefr.com/ motivar minha equipe para que haja um melhor desempenho? É importante traçar o perfil ideal de cada cargo existente na empresa com foco em cumprir suas metas.

Por isso hoje vamos esclarecer alguns pontos essenciais sobre o mapeamento de competência e como você pode realiza-lo em sua vida e no dia a dia de sua empresa.

O que é Mapeamento de Competências

O mapeamento de competências é uma ferramenta moderna e alternativa de gestão de pessoas e carreira, com foco nos negócios, no mercado e desenvolvimento profissional e pessoal permanente. Tem por finalidade identificar competências técnicas e comportamentais necessárias, orientando e identificando pontos fortes e frágeis que deverão ser trabalhados para a execução de determinado cargo ou área.

Do ponto de vista do profissional individual, tem por objetivo conscientizar o profissional sobre suas potencialidades e fragilidades, possibilitando um equilíbrio de forma a aperfeiçoar seu desempenho na função exercida, bem como capacitar para atingir o cargo ou área almejado, dissolvendo bloqueios, trazendo foco para suas fragilidades de forma a supera-las com as suas potencialidade, atingindo alta “performance”.

No que se refere à empresa objetiva identificar o “gap” ou lacuna de competências, isto é, estabelece por meio do método de inventário as competências existentes na sua corporação e as compara com as competências necessárias para se atingir os objetivos da empresa, de forma a fazer uma estratégia para que a realidade fique o mais próxima do ideal. Tendo por base o pressuposto de que o domínio de certos recursos possibilitará um desempenho superior de pessoas e organizações, reduzindo ao máximo a distancia entre as competências necessárias a execução dos objetivos organizacionais e as competências já existentes.

diferença-competência-habilidade

Diferença entre Competência e Habilidade

A competência humana e profissional possui três vieses que podem ser representados pela sigla CHA, abrangendo os conhecimentos (C), habilidades (H) e as atitudes (A), que podem ser reveladas através do modo como as pessoas agem diante de situações de desempenho profissional e em determinado contexto ou em determinada estratégia organizacional.

De forma detalhada, o conhecimento se refere a formação acadêmica e todo o conhecimento teórico do profissional, quanto a habilidade está ligada a prática, vivência e domínio do conhecimento, quanto a atitude se refere as emoções, crenças e valores do individuo, o que de certa forma o influencia na tomada de decisão, possuindo direta ligação com sua inteligência emocional. Sob essa perspectiva a aplicação de seus conhecimentos, habilidade e atitudes geram um desempenho profissional (competência).

Portanto, podemos concluir que a competência permite a mobilização de conhecimentos, capacidade em encontrar vários recursos no momento e forma adequados para que se possa enfrentar uma situação. Já as habilidades possuem intrínseca ligação à ação, ao saber fazer, desde que se tenha o domínio de conhecimentos necessários para determinada ação.

O que são Competências Comportamentais

As competências comportamentais são características intrínsecas de cada individuo, relacionadas diretamente as suas crenças, ambiente familiar em que se desenvolveu e experiências decorrentes de suas escolhas no decorrer da sua vida.

Com o mapeamento de competência poderá ser conquistada uma otimização de suas competências comportamentais através do autoconhecimento, proporcionando maior compreensão e domínio sobre suas habilidades, capacidades e as oportunidade de desenvolvimento e melhorias em potencialidades.

mapeamento-de-competências

Como Mapear Competências

Para realização do mapeamento pessoal é necessário seguir três passos:

1ª Passo: determinar quais as competências e habilidades necessárias para que se tenha o desempenho necessário para exercer determinado cargo ou área.

2ª Passo: analisar seus referenciais de desempenho (de seus estágios e ou empregos anteriores e atuais, no seu ambiente familiar e com amigos), os quais demonstrem quais seriam as competências que possui, por meio da adoção de certos comportamentos passíveis de observação.

O principal desafio desse estágio é ser o mais sincero e integro possível consigo mesmo, não perdendo o foco da otimização como profissional.

O resultado dessa etapa será a identificação de competências comportamentais e técnicas que precisam ser aperfeiçoadas.

3ª Passo: Realizar um Plano de Desenvolvimento para aperfeiçoar e potencializar o seu perfil individual, alinhando ao cargo almejado, ou mesmo o readequando ao cargo em que já ocupa de forma a alcançar um melhor desempenho profissional.

A realização do mapeamento de competência facilita grandemente o gerenciamento e as chances de sucesso em sua carreira.

Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma dúvida, não deixe de comentar aqui no Blog.

E se você tem interesse em aumentar os seus resultados com o Mapeamento de Competências, o Instituto IDAPE possui o treinamento no formato online com duas horas de sessão de Coaching Individual, tenho certeza de que vai gostar.

X