Quais São os Tipos de Conflitos

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CONFLITOS?

Se deseja conhecer Projeto que auxilia na Gestão de conflitos, clique aqui

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CONFLITOS?

Ao adentrar na matéria em si, podem-se expor quais são os tipos de conflitos e resumir entre os vários autores que discorrem sobre os tipos de conflitos o seguinte:

Pessoais: é a forma como lidamos conosco, são nossas inquietações, desarmonias pessoais e que trazem um abismo entre o que se pensa e como age;

Interpessoais: que ocorre entre indivíduos (duas ou mais pessoas), quando encaram de forma diferente uma mesma situação, por isso a importância do foco, que nestes conflitos acaba se perdendo. Referido tipo de conflito pode ser subdivido em intragrupal (divergência numa mesma área, setor, etc), e intergrupal (desavença entre áreas, setores diferentes);

Organizacionais: esses conflitos são gerados a partir das alterações nas dinâmicas organizacionais (entre empresas, entre empresa e governo, etc), se externo a empresa, pode ser subdividido entre intra-organizacional e interorganizacional.

Em todos os tipos acima citados, conclui-se que em todo conflito há pessoas envolvidas e onde há pessoas, há emoções.

Quais são os níveis de gravidade dos conflitos?

Conflito percebido (conflito latente): as partes percebem e compreendem a sua existência, sentem que seus objetivos são diferentes dos demais e que existe oportunidade de interferência e bloqueio;

Conflito experienciado (conflito velado): há o sentimento de raiva, hostilidade, medo e descrédito entre uma pessoa e outra, mas não manifestado externamente com clareza;

Conflito manifestado (conflito aberto): expresso pelas partes através de comportamento de interferência ativa ou passiva.

Ciente do tipo de conflito e seu nível, o gestor poderá agir com mais assertividade em orientar as partes, para chegar a uma solução que mantenha o bem estar entre pessoas e grupos, sem conivência e injustiças.

confitos pessoais e profissionais

QUAIS AS CAUSAS DOS CONFLITOS?

As principais causas geradoras de conflitos dentro das empresas são:

1ª) MUDANÇAS: as mudanças normalmente ocorrem por fatores externos, pela necessidade de se adaptar as novas realidades do mercado, podendo ser de caráter tecnológico, estrutural e comportamental, objetivando a melhora na eficácia de resultados, aumentar os lucros, enxugar custos, atualizando a corporação em todos os aspectos para que haja o crescimento e manutenção no mercado. As mudanças organizacionais podem trazer demissões e reestruturações gerando medo e resistência entre os colaboradores;

2ª) RECURSOS LIMITADOS: escassez de recursos gerados pela economia realizada pela empresa, para tornarem-se competitivas, gera muitos atritos, pois limitam o desempenho de seus colaboradores e departamentos. A limitação de recursos pode ser representada através de diminuição de dinheiro investido, diminuição de incentivos, diminuição de colaboradores, podendo gerar grandes jornadas de trabalho objetivando o alcance de metas em detrimento da interação entre gestores e subordinados, ocasionando stress, cansaço e descontentamento geral;

competição

3ª) CHOQUE ENTRE METAS E OBJETIVOS: desentendimentos entre departamentos ou diretorias são comuns nas organizações, devido ao choque de metas e objetivos, provocados pela falta de comunicação e sintonia entre os setores e agentes da organização. Um planejamento deficiente, que por muitas vezes acaba gerando uma gestão através de ações emergenciais e isoladas em setores distintos, sem haver a dedicação da integração de objetivos e metas da organização como um todo.

Bem, como pode ser visto uma comunicação eficaz e um melhor gerenciamento dos setores e recursos para que todos tenham real ciência dos objetivos da corporação e o seu papel dentro da mesma evitam, senão poderíamos dizer que diminuem significativamente a ocorrência de conflitos dentro de uma corporação.

7 dicas de como resolver conflitos no trabalho.

CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS

Os conflitos podem ter resultados positivos ou negativos. Quem dirá se é um ou outro é o agente que gerou o conflito e os coadjuvantes, dependendo diretamente da forma como foi abordado o conflito.

Como pontos positivos podemos citar o despertar de energias positivas ao grupo ou setor, estimulando que busquem meios eficazes de realizar tarefas e soluções criativas inovadoras, estimulando a coesão intergrupal e por vezes a atenção para os problemas existentes, que sendo trabalhados evitam problemas mais graves no futuro.

O conflito nada mais é do que um feedback, se está ocorrendo tem que ser enfrentado e observado o que o gerou. Geri-lo com intenção positiva é uma excelente forma de resolvê-lo.

Os pontos negativos já são consequentes de um mal gerenciamento, que gera sentimentos de frustração, hostilidade e tensão, e prejudica o desempenho das tarefas e o bem-estar. Desperdiça-se muita energia, quando focado o conflito de forma negativa, perde-se um tempo valioso que poderia ser direcionado ao trabalho, sem contar que podem surgir comportamentos que prejudiquem a cooperação e relacionamentos entre as pessoas do grupo.

Portanto tudo dependerá de como se observa o conflito. É importante estar motivado dentro da atividade e corporação e optar pela solução com intenção positiva.

GERENCIANDO CONFLITOS (UMA VISÃO PARA ADMINISTRADORES E GERENTES)

Um bom administrador sabe como gerenciar conflitos e o faz diariamente de forma eficiente e eficaz para que se resolvam.

reação dos conflitos nas empresa

Ciente da ocorrência de um conflito, antes de tomar qualquer decisão deve-se levantar algumas informações, dentre outras:

  1. O que ocorreu?
  2. Quais são as pessoas envolvidas? De qual setor?
  3. Quais as condutas, desempenho junto à empresa, relacionamento com colegas e terceiros (dentre outros) das pessoas envolvidas no conflito?
  4. O que motivou o conflito?

Levantadas as informações necessárias sobre o fato e as pessoas envolvidas, podem-se fazer três abordagens para administrar conflitos:

ABORDAGEM ESTRUTURAL: conflito formado devido à percepção de condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Agindo sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante será controlada mais facilmente;

ABORDAGEM DE PROCESSO: essa segunda abordagem tem como intuito alterar levitra tablets in pakistan processos de forma a adequá-los para solução do conflito, e que podem ser conduzidas em três etapas: desativação do conflito (as partes cooperam para abertura de um diálogo); reunião de confrontação entre as partes (abertura dos motivos do conflito de maneira direta entre os envolvidos); colaboração (as partes, conduzidas pelo administrador, buscam uma solução positiva e vantajosa para todos);

ABORDAGEM MISTA: abrangendo as duas abordagens acima, podem ser realizadas com a adoção de regras para resolução de conflitos (Criação de regras e regulamentos que delimitem a ação das pessoas), ou criação de papéis integradores (criação de um setor que estará disponível a todos os setores da empresa, auxiliando na busca de soluções positivas aos conflitos que possam surgir).

Portanto, o melhor meio para gerir conflitos é enfrenta-los e gerencia-los com intenção positiva de resolver conflitos, estando alinhado aos objetivos da empresa e de seu cargo.

Você já refletiu qual o papel do seu cargo dentro da empresa em que trabalha? Quando estamos conscientes a vida flui, o trabalho flui, pois não há energias negativas de bloqueio ou impedimento.

Se deseja conhecer Projeto que auxilia na Gestão de conflitos, clique aqui

X